PagTesouro, a plataforma digital de pagamentos por serviços públicos, será lançado em novembro!
Escrito por:



Será lançada a partir de novembro de 2020, a Plataforma digital de pagamento e cobrança de valores à Conta Única do Tesouro Nacional, conhecido como PagTesouro. O anúncio foi feito por Bruno Funchal, secretário da agência. A tecnologia dispensa o Guia de Arrecadação Sindical (GRU) e permite pagamentos com débito online. 

Os valores pagos pelo novo sistema devem ser transferidos para a Conta Única do Tesouro em até um dia útil. Embora a tecnologia permita pagamentos sem GRU, a emissão do guia ficará disponível gratuitamente no PagTesouro. 

O decreto Nº 10.494 sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 23 de setembro, institui a plataforma digital de pagamentos ao Tesouro. Com o decreto será possível reabrir o documento de credenciamento para prestadores de serviços de pagamento, inaugurado em junho. O provedor de serviços de pagamento deve ter autorização do Banco Central para operar. Os requisitos para integração serão estabelecidos em edital de credenciamento. 

Em nota, o governo se pronunciou dizendo que o PagTesouro é um modelo seguro e eficiente que representa o compromisso do Estado com a retomada do crescimento econômico, aliado às novas tecnologias, transformação digital e redução da burocracia. Os pagamentos dos contribuintes ao Estado representaram mais de R$300 bilhões para o Tesouro só em 2019, segundo dados apresentados pelo Governo Federal. Considerando esses números, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) estima que o PagTesouro possa movimentar cerca de R$120 bilhões no ano. 

Com a integração entre o sistema Porto Sem Papel e PagTesouro, não é mais necessária a geração do boleto. Agora as informações de pagamento chegam ao sistema em dois minutos após o pagamento ser feito. Atualmente o PagTesouro oferece apenas pagamento por débito em conta no Banco do Brasil. No entanto, já foi publicado edital que permite a adesão de outros bancos ao meio de pagamento. A expectativa é que até setembro o serviço também seja oferecido por meio de outras instituições financeiras.